Saltar rápido ao contido da páxina
Navegación principal
Contido principal
Barra lateral
Toggle navigation
Actual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Equipa Editorial
Revisores/as
Declaração Privacidade
Estatísticas de accesos
Área de autores/as
Tipos de manuscritos aceitáveis
Áreas temáticas
Linguagem inclusiva e não sexista
Ética e boas práticas
Número de autores/as
Normas para artigos
Características de cada tipo de artigo
Normas para resenhas
Questões de formato
Materiais suplementares
Procedimentos
Estratégias
Como assinar
ORCID
Certificação de autoria
Submissões
Contacto
Notícias
Acesso
Pesquisar
Registo
Acesso
English
Español
Português
Página de Início
Arquivos
Vol. Extr., núm. 01 (2017) - XIV CIG-PP
Vol. Extr., núm. 01 (2017) - XIV CIG-PP
Vol. Extr., núm. 01 (2017) - XIV CIG-PP
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01
Publicado:
2017-12-15
Táboa de contidos
XIV Congreso Psicopedagogia. Área 1: APRENDIZAGEM, MEMÓRIA E MOTIVAÇÃO
Autoeficácia e motivação na resolução de problemas matemáticos contextualizados
Amanda Pranke
Lourdes Maria Bragagnolo Frison
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2119
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
001-005
Expresión de aprendizaje consciente e inconsciente mediante priming asociativo enmascarado
José Luis Marcos-Malmierca
Eduardo Barca Enríquez
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2122
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
006-010
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo
Floriano Viseu
José António Fernandes
Paula Mendes Martins
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2133
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
011-015
Líneas actuales de diagnóstico sobre las imágenes mentales (2009-2017)
Alfredo Campos
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2148
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
016-019
Importancia de la rotación de imágenes para la comprensión de los “you-are-here maps”
Alfredo Campos
Diego Campos-Juanatey
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2149
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
020-023
A compreensão de textos de problemas matemáticos: aspetos metalinguísticos e metacognitivos
Ana Paula Couceiro Figueira
Maria Antonietta Pinto
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2161
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
024-027
Evaluación del dibujo del mapa cognitivo de una ciudad
Diego Campos Juanatey
Jesús Ángel Dopico
María Ángeles González
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2185
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
028-031
Evaluación del dibujo del mapa cognitivo de un edificio
Diego Campos Juanatey
María Ángeles González
Jesús Ángel Dopico
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2186
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
032-035
Os textos espontâneos nos processos de alfabetização
Ortenila Sopelsa
Regina Oneda Mello
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2188
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
036-040
Resolução de problemas de Programação Linear: um estudo no ensino profissional
Ana Babo
Helena Rocha
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2191
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
041-046
Imagen mental y perfil de competencias del puesto de policía local
Mario Antonio Lado Campelo
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2207
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
047-051
Imagen mental y personalidad en equipos de trabajo de estudiantes universitarios
Mario Antonio Lado Campelo
Adolfo Pena
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2210
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
052-056
Rendimento escolar na matemática: Efeito diferencial da ansiedade e das crenças de autoeficácia
José Tomás da Silva
Maria Paula Paixão
Teresa Sousa Machado
José Pacheco Miguel
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2214
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
057-061
Incremento de la seguridad de aprender mediante el aprendizaje de pares asociados
Clara Nogueira Prego
Alfredo Campos García
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2232
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
062-067
Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares
Bruna Casiraghi
Leandro S. Almeida
Júlio C. S. Aragão
Luciana P. Brito
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2234
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
068-070
Atitudes em relação à Estatística de alunos do 8.º ano
Maria José de Oliveira Rodrigues Carvalho
Adelaide Freitas
José António Fernandes
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2240
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
071-076
Perfiles de múltiples metas y autoestima en estudiantes universitarios
María del Mar Ferradás
Carlos Freire
Bibiana Regueiro
Iris Estévez
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2256
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
077-081
Estilos de aprendizaje y autoconcepto en universitarios
Francisco Manuel Morales-Rodríguez
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2264
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
082-087
Habilidades de imagen y valoración de los métodos explicativos en Economía
Jesús A. Dopico
María Ángeles González
Diego Campos-Juanatey
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2278
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
088-092
Importancia de las imágenes espaciales en el rendimiento académico en Economía
Jesús A. Dopico
María Ángeles González
Diego Campos-Juanatey
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2279
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
093-096
A interdisciplinaridade nos processos do ensino e da aprendizagem e na formação docente
Juliana Basso Ansiliero
Ortenila Sopelsa
Inês Kumiechiek Mariani
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2287
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
097-102
Estratégias de aprendizagem: uma comparação entre cursos superiores
Susana Gakyia Caliatto
Neide de Brito Cunha
Sandra Maria da Silva Sales Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2306
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
103-107
Actividad cerebral y métodos de enseñanza: estudio comparativo entre métodos
Marcella Pereira Barbosa de Aquino
Miguel Pérez-García
Purificación Pérez-García
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2324
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
108-112
Orientações motivacionais de adolescentes praticantes de modalidades náuticas
Mário Cruz
Luísa Ramos Santos
Luís Paulo Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2345
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
113-117
Relación entre la ansiedad matemática y rendimiento en estudiantes de Química
Shirley Méndez Fernández
María Noel Rodríguez Ayán
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2409
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
118-120
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: um estudo com a escala EAE-E4D
Filomena Covas
Feliciano Veiga
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2416
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
121-126
Stress e coping académico: Contributos para a adaptação da escala MMC
Fritz Mende
João Leite
Márcia Carvalho
Teresa Goncalves
Marina S. Lemos
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2426
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
127-132
Autoeficacia, metas académicas y género: su impacto en el rendimiento académico del alumnado de bachillerato
Indalecio Ramudo Andión
Juan Carlos Brenlla Blanco
Eduardo Barca Enríquez
Manuel Peralbo Uzquiano
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2432
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
133-137
Enfoques de aprendizaje, autoeficacia y rendimiento académico en el alumnado de bachillerato: implicaciónes enseñanza
Indalecio Ramudo Andión
Juan Carlos Brenlla
Alfonso Barca Lozano
Manuel Peralbo Uzquiano
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2435
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
138-142
Metas académicas, atribuciones causales y género: su determinación en el rendimiento académico del alumnado de bachillerato
Indalecio Ramudo Andión
Alfonso Barca Lozano
Juan Carlos Brenlla
Eduardo Barca Enríquez
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2436
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
143-147
Análise da aprendizaxe e memorización do léxico en galego polo alumnado castelán-falante
Eugenia Díaz-Caneiro
Silvia Raña-Pazos
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2475
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
148-152
Competencia lectora y resolución de problemas matemáticos
Iria Couso-Domínguez
Pilar Vieiro-Iglesias
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2477
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
153-162
Evaluación neuropsicológica de las dificultades de aprendizaje lectoescritoras en el aula
Claudia Balado Alves
Rosa María Rivas Torres
Santiago López-Gómez
Eva María Taboada Ares
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2485
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
163-168
Escala de avaliação das estratégias de regulação da motivação de alunos universitários: um estudo piloto
Natália Moraes Góes
Evely Boruchovitch
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2488
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
169-173
Autoconceito, hábitos de estudo, procrastinação e rendimento escolar: que relação?
Maria Graça Amaro Bidarra
Maria da Piedade Vaz-Rebelo
Carlos Manuel Folgado Barreira
Valentim Antonio Rodrigues Alferes
Ana Catarina Cruz Pereira
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2491
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
174-175
Do mundo da fantasia para o mundo do ABC: A Perceção da criança
Ângela Sofia Pires
Ana Sofia Batista
Elisabete Brito
Filomena Velho
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2503
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
176-180
Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Ana Rita Ferreira
Ivone Neves
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2517
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
181-184
O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
Ana Filipa Balinha
Ema Mamede
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2546
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
185-190
Motivação e emoções na aprendizagem da matemática no ensino básico
Filipa Dinis
Ana Borgas Leal
Francisco Peixoto
Lourdes Mata
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2547
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
191-195
Avaliação de um Programa de Promoção de Competências de Literacia e Numeracia
Diana Rocha
Ana Rodrigues Costa
Ana Rita Cardoso
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2560
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
196-200
A ludicidade como estratégia pedagógica
Thays Rodrigues Votto
Mauren Porciúncula
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2563
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
201-205
Inteligencia emocional, optimismo y estrategias de afrontamiento en estudiantes universitarios
Laura Pardeiro
Josefa Castro Balsa
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2578
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
206-210
Future Time Perspective Scale (FTPS-P): Análise Rasch da versão Portuguesa
José Pacheco Miguel
Maria Paula Paixão
José Tomás Silva
Teresa Sousa Machado
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2595
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
211-216
Problemas de conducta y académicos según el itinerario vital en adopción
Eduardo Barca Enríquez
Manuel Deaño Deaño
Juan Carlos Brenlla Blanco
Indalecio Ramudo Andión
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2604
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
217-223
Variables críticas pre-adopción y dificultades de aprendizaje
Eduardo Barca Enríquez
Juan Carlos Brenlla Blanco
Indalecio Ramudo Andión
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2606
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
224-230
Evaluación cognitiva desde el modelo PASS en niños adoptados
Eduardo Barca Enriquez
Manuel Deaño Deaño
Manuel Peralbo Uzquiano
Juan Carlos Brenlla Blanco
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2607
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
231-235
Jogos cooperativos e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental
Laura Moreira Amaral
Neide de Brito Cunha
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2622
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
236-240
Perfil cognitivo alumnado de 1º de ESO y relación con rendimiento académico
Sabela Lamas López
María Adelina Guisande Couñago
Santiago López Gómez
Marina Rodríguez Álvarez
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2627
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
241-244
Impacto da transição de ciclo no autoconceito, autoestima e motivação
Edite Mendes Santos
Francisco Peixoto
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2629
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
245-249
Recuerdo inmediato inverso de palabras en euskera altas y bajas en imagen, mediante la mnemotecnia de la palabra clave
Aitziber Goñi-Artola
María Ángeles González
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2683
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
250-253
Eficacia de la mnemotecnia de la palabra clave en el recuerdo a largo plazo de palabras de un segundo idioma
Aitziber Goñi-Artola
María Ángeles González
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2685
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
254-258
Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias tradicionais
Ana Fernandes
Lourdes Mata
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2723
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
259-263
Estratégias autorregulatórias para o controle do desempenho em estudantes universitários: mudanças após processo reflexivo
Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda
Amélia Rodrigues Nonticuri
Lourdes Maria Bragagnolo Frison
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2726
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
264-268
Ambientes de aprendizagem: educação por todos, com todos
Vitor Manuel Figueiredo
Carla Pinheiro
João Marques
Vânia Ramos
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2741
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
269-274
Adaptation of the Scale Knowledge Perception Scale in Primary Education
Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo
Ana Paula Martins
António José Osório
Cristina Faria
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2778
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
275-279
O cão como aspecto motivador de crianças com transtorno do espectro autismo
Maria Teresa Nogueira Duarte
Márcia de Oliveira Nobre
Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Ana Laura Sica Cruzeiro Szortyka
Fernanda Krug
Erika Scheidt Görgen
Anna Raffaella Borges Kramer
Vanessa de Gusmão Santos
Juliana Corrêa Hertzberg
Tais Severo de Severo
Stephanie Duarte Bresolin
Rafaella Masseron Laviaguerre da Silva
Josimara Gonçalves Schuster
Camila do Canto Perez
Isabella Maciel Heemann
Flora Beatriz Proiette Santos
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2794
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
280-283
A Promoção da autoestima da criança
Cecília Maria Silva Frada
Maria Ivone Couto Monforte das Neves
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2843
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
284-287
A escola e o sonhar: espaço de motivação e aprendizagem
Aparecida Alves Coelho
Manoel castro Oliveira
Flavio Costa Pinheiro
Maria Marques Lima
Flavia Coelho Albuquerque
Lourdes Benevides Magalhaes
Claudia Machado Machado
Gesilane Domingos Sousa
Claudia Sales Mendes
Fabiana Lima Abreu
Jorge Fernandes Barbara
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2853
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
288-292
Um programa de promoção de conhecimentos matemáticos para integração dos alunos nas licenciaturas em Engenharia: CeAMatE
Maria Emília Bigotte de Almeida
João Ricardo Branco
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2982
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
293-298
Expectativas de estudantes brasileiros relacionadas a integração, motivação no ensino e aprendizagem autorregulada
Mara Lazzaretti Bittencourt Bittencourt
Evely Boruchovitch
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2987
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
299-302
El rendimiento matemático excelente en las evaluaciones PISA
Ramón García Perales
Leandro Silva Almeida
Floriano Viseu
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2998
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
303-308
A resolução de problemas de matemática por alunos regulares e com alta capacidade
Ramón García Perales
Floriano Viseu
Alberto Rocha
Ana Isabel Almeida
Leandro Silva Almeida
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2999
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
309-313
Tempo para (re)pensar o aprender em Ciências
Miguel Fonseca
Tiago Ribeiro
Elisabete Ferreira
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3001
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
314-318
Dos jogos educativos à gamificação
Vânia Patrícia Pires Ramos
João José Pereira Marques
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3005
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
319-323
Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
Carla Alexandra Marques
Rosa Maria Lima
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3007
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
324-330
A revisão como um instrumento para a melhoria da qualidade de textos narrativos
Sandra Maria Medeiros Borges
Ana Cristina Silva
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3030
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
331-336
Estratégias de aprendizagem no ensino médio brasileiro: uma análise exploratória dos resultados
Katya Luciane de Oliveira
Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Amanda Lays Monteiro Inácio
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3041
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
337-341
Creencias epistemológicas de los estudiantes de diez Facultades de la Universidad Autónoma de Chiapas, México. Un acercamiento a su caracterización
Ma del Rosario González Velázquez
Sergio Manuel Méndez Lozano
Lilia González Velázquez
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3086
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
342-347
Indisciplina em sala de aula: um estudo transcultural
Odete Cadete
Célia Oliveira
João Lopes
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3053
Publicado:
dez. 15, 2017
páxinas
348-354