“Viagem ao mundo das sílabas”: Intervenção na consciência fonológica
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2356Palabras clave:
consciência fonológica, jogo interativo, linguagem, intervençãoResumen
Jogo interativo “Viagem ao mundo das sílabas”, composto por duas atividades: “Visita aos animais” e “Ida ao supermercado”, cujo objetivo consiste na promoção da aquisição das competências fonológicas e no aumento da qualidade e quantidade de vocabulário. As atividades destinam-se a suprimir a sílaba inicial e detetar sílabas iniciais. Pretende-se demonstrar que, com ferramentas acessíveis, é possível criar um jogo para ser utilizado, com eficácia em sala de aula ou em casa, com crianças com dificuldades da linguagem. Tendo em conta que o processamento e as competências fonológicas específicas são altos preditores das futuras competências linguísticas.Descargas
##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##
##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles## N/D
##plugins.generic.pfl.authorStatements##
Indexado: {$indexList}
-
##plugins.generic.pfl.indexedList##
- ##plugins.generic.pfl.academicSociety##
- N/D
- Editora:
- Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións
Citas
National Institute for Literacy (2008). Developing early literacy: Report of the National Early Literacy Panel. Washington, DC: Autor.
Rigolet, S. A. (2008). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem. Porto: Porto Editora.
Silva, A.C. (2003). Até à descoberta do princípio alfabético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Silva, A. C. (2008). Bateria de provas fonológicas. (2ª ed.) Lisboa: ISPA.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en esta revista están bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional.
Los/as autores/as son los titulares de los derechos de explotación (copyright) de su trabajo, pero ceden el derecho de la primera publicación a la Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, la cual podrá publicar en cualquier lengua y soporte, divulgar y distribuir su contenido total o parcial por todos los medios tecnológicamente disponibles y a través de repositorios.
Se permite y anima a los/as autores/as a difundir los artículos aceptados para su publicación en los sitios web personales o institucionales, antes y después de su publicación, siempre que se indique claramente que el trabajo está en esta revista y se proporcionen los datos bibliográficos completos junto con el acceso al documento, preferiblemente mediante el DOI (en caso de que sea imprescindible utilizar un pdf, debe emplearse la versión final maquetada por la Revista). En el caso de artículos que provengan de estudios o proyectos financiados, esto se hará en los plazos y términos establecidos por la entidad o entidades financiadoras de la investigación publicada.