O pedagogo e os problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2348Palabras clave:
Palavras-Chave, Psicopedagogia, Aprendizagem, Pesquisa de intervenção.Resumen
Este trabalho é resultado de uma parceria entre Universidade Federal de Uberlândia e Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Brasil, para realização de pesquisa-ação em escola pública com estudantes com dificuldades na alfabetização. O objetivo foi favorecer a melhoria no processo do ensino e aprendizagem por meio de projetos de intervenção psicopedagógica, favorecendo a aprendizagem dos estudantes pesquisados. A coleta de dados utilizou entrevistas, observações, avaliações psicopedagógicas, documentos e materiais pedagógicos. A pesquisa revelou que a psicopedagogia contribuiu com o trabalho de educadores e com a revisão da prática pedagógica oferecida na escola.
Descargas
##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##
##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles## N/D
##plugins.generic.pfl.authorStatements##
Indexado: {$indexList}
-
##plugins.generic.pfl.indexedList##
- ##plugins.generic.pfl.academicSociety##
- N/D
- Editora:
- Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións
Citas
Bossa, N. A. (2000). A Psicopedagogia no Brasil. 2a ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
Fernández, A. (1991). A inteligência aprisionada: abordagens psicopedagógicas clinicas da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas.
Ferreiro, E. (1993). Com todas as letras. 2ª ed. São Paulo: Cortez.
Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1999). Psicogênese da língua escrita. Trad. Beatriz Cardoso. Petrópolis,Vozes.
Miranda, M. I. (2008). Problema de Aprendizagem na Alfabetização e Intervenção Escolar. São Paulo: Cortez Editora.
Vinh-bang. (1990). A intervenção psicopedagógica. In: Archives de Psychologie. Nº 58, 123-135. Paris.
Vygotsky, L. S. (1993). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.
Yin, R.K. (2005) Estudo de Caso: planejamento e
métodos. 3ed. Porto Alegre: Book-man.
Weiss, M. L. L. (1991). Reflexões sobre diagnóstico psicopedagógico. In: Scoz, B. J. L. et al. (org.) Psicopedagogia: contextualização, formação e atualização profissional. (pp. 94-139). Porto Alegre: Artes Médicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en esta revista están bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional.
Los/as autores/as son los titulares de los derechos de explotación (copyright) de su trabajo, pero ceden el derecho de la primera publicación a la Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, la cual podrá publicar en cualquier lengua y soporte, divulgar y distribuir su contenido total o parcial por todos los medios tecnológicamente disponibles y a través de repositorios.
Se permite y anima a los/as autores/as a difundir los artículos aceptados para su publicación en los sitios web personales o institucionales, antes y después de su publicación, siempre que se indique claramente que el trabajo está en esta revista y se proporcionen los datos bibliográficos completos junto con el acceso al documento, preferiblemente mediante el DOI (en caso de que sea imprescindible utilizar un pdf, debe emplearse la versión final maquetada por la Revista). En el caso de artículos que provengan de estudios o proyectos financiados, esto se hará en los plazos y términos establecidos por la entidad o entidades financiadoras de la investigación publicada.