Práticas restaurativas de assistência educacional do programa novos rumos na execução penal
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2786Palabras clave:
cárcere, educação, justiça restaurativa, literatura, interculturalidade.Resumen
O presente texto tratará da concepção e das ações pedagógicas, implementadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, consubstanciadas em Acordo de Cooperação Institucional, firmado com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Brasil. No âmbito do projeto denominado "Autores no Cárcere: Restauração pela Escrita", tais iniciativas objetivam conceder assistência educacional a propensos escritores-educandos, encarcerados em unidades prisionais. Representam possibilidades de restauração, reinserção e inclusão social. Fomentam o diálogo entre apenados e sociedade, em espaços socioeducativos, pela Escrita Restaurativa. Buscam a humanização do cárcere, enquanto instigam a consciência crítica das pessoas, numa perspectiva de interculturalidade.
Descargas
Citas
Arendt, H. (1994). Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumaré.
Arendt, H. (2008). A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Barton, C.K.B.(2003). Restorative Justice: the empowerment model. Sydney:Hawkins Press.
Commission Scolaire Marie-Victorin (2004). Hand in Hand: Emergent Literacy from A to Z. Recuperado em 10 de julho de 2017, de: http://www.education.gouv.qc.ca/fileadmin/site_web/documents/dpse/educ_adulte_action_comm/Hand_in_Hand_emergent_literacy_from_A_to_Z.pdf
Mate,R.(2008).Justicia de las victimas. Terrorismo, memoria, reconciliación. Barcelona:Anthropos.
McCold, P. & Wachtel, T. (2003). Uma teoria de justiça restaurativa. Trabalho apresentado no Congresso Mundial de Criminologia, Rio de Janeiro, 2003. Recuperado em 10 de julho de 2017, de: <http://gajop.org.br/justicacidada/wp-content/uploads/Em-Busca-de-um-Paradigma-Uma-Teoria-de-Justi%C3%A7a-Restaurativa.pdf>..
Pelikan, C. (2009). Die Möglichkeiten und die Bedingungen einer wirksamen Stärkung (Mächtigung) der Opfer von Gewalt in Paarbeziehungen durch den Außergerichtlichen Tatausgleich. Wien: Forschungsbericht Neustart, Institut für Rechts und Kriminalsoziologie. Recuperado em 10 de julho de 2017, de: .
Pranis, K. (2010). Processos Circulares. São Paulo: Palas Athena.
Rössner, D. (2000). Ergebnisse und Defizite der aktuellen TOA – Begleitforschung – Rechtliche und empirische Aspekte. In: Gutsche, Günter; Rössner. Täter – Opfer – Ausgleich: Beiträge zur Theoria, Empirie und Praxis. Mönchengladbach: Forum Verlag Godesberg GmbH.
Winter, F.(2004). Der Täter-Opfer-Ausgleich und eine Vision Von einer “heilenden” Gerechtigkeit. Worpswede: Amberg Verlag.
Zehr, H. (1990). Changing Lenses: a New Focus for Crime and Justice. Ontario: Herald Press,
Zehr, H. (2008). Trocando as lentes. Um novo foco sobre o crime e a justiça. São Paulo: Palas Athena.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en esta revista están bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional.
Los/as autores/as son los titulares de los derechos de explotación (copyright) de su trabajo, pero ceden el derecho de la primera publicación a la Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, la cual podrá publicar en cualquier lengua y soporte, divulgar y distribuir su contenido total o parcial por todos los medios tecnológicamente disponibles y a través de repositorios.
Se permite y anima a los/as autores/as a difundir los artículos aceptados para su publicación en los sitios web personales o institucionales, antes y después de su publicación, siempre que se indique claramente que el trabajo está en esta revista y se proporcionen los datos bibliográficos completos junto con el acceso al documento, preferiblemente mediante el DOI (en caso de que sea imprescindible utilizar un pdf, debe emplearse la versión final maquetada por la Revista). En el caso de artículos que provengan de estudios o proyectos financiados, esto se hará en los plazos y términos establecidos por la entidad o entidades financiadoras de la investigación publicada.