Contido principal do artigo

Juan Carlos Rivadulla López
Universidade da Corunha
Espanha
https://orcid.org/0000-0002-5756-4371
Vol. 25 N.º 2 (2018), Banco de boas práticas, Páxinas 75-89
DOI: https://doi.org/10.17979/ams.2018.25.2.5170
Recibido: mar. 7, 2019 Publicado: abr. 28, 2020
Como Citar

Resumo

As mudanças sociais e econômicas às quais a população está sujeita causaram muitos benefícios nesse sentido, mas, ao mesmo tempo, também levaram a uma série de problemas ambientais (desmatamento, poluição, etc.). A melhor maneira de transmitir a Educação Ambiental é através de seus sistemas educacionais –e em conjunto com as famílias–, dando importância desde os estágios iniciais do crescimento humano. Daí a importância do conhecimento dos professores (e futuros professores) sobre esse tópico. Por esse motivo, o objetivo deste estudo é compreender as concepções que futuros professores do ensino fundamental têm em relação à reciclagem. O estudo foi realizado entre os anos acadêmicos 2015-2016 e 2017-2018 e participaram 329 estudantes do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por oito questões (cinco abertas e três fechadas). Os resultados mostram que, apesar das boas intenções demonstradas pelos participantes, eles ainda possuem ignorância e maus hábitos em relação à reciclagem. Nesse sentido, é evidente a necessidade de incorporar a sustentabilidade no ensino universitário em geral, e na formação de professores em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalles do artigo

Referências

Alcalá del Olmo Fernández, Mª. J. (2003). Formación del Profesorado en Educación Ambiental: un estudo experimental. Universidad Pontificia de Salamanca: Rústica.

Azcárate, P., Navarrete, A., y García, E. (2012). Aproximación al nivel de inclusión de la sostenibilidad en los curricula universitarios. Profesorado, 16(2), pp. 105-119. [Recuperado el 14 de octubre de 2014, de http://hdl.handle.net/10481/23023].

Aznar, P., Martínez-Agut, M.P., Palacios, B., Piñero, A., y Ull, M.A. (2011). Introducing sustainability into university curricula: an indicator and baseline survey of the views of university teachers at the University of Valencia. Environmental Education Research, 17(2), pp. 145-166.

Bisquerra, R. (coord.) (2004). Métodos de investigación educativa. Madrid: La Muralla.

Bolívar, A. (2009). Deseñar e avaliar por competencias na universidade. O EEES como reto. Vigo: Vicerreitoría de Formación e Innovación Educativa.

Cebrián, G. y Junyent, M. (2015) Competencies in Education for Sustainable Development: Exploring the Student Teachers’ Views. Sustainability, 7, pp. 2768-2786; [doi: https://doi.org/10.3390/su7032768].

Comisión Brundtland (1987). Informe de la Comisión Mundial sobre el Medio Ambiente y el Desenvolvemento Noso Futuro Común. [Recuperado de http://www.un-documents.net/wced-ocf.htm].

CRUE-CADEP. (2012). Directrices para la introducción de la sostenibilidad en el curriculum propuesta por el Comité Ejecutivo del Grupo de Trabajo de CADEP (Calidad Ambiental y Desenvolvemento Sostible). [Recuperado de http://www.crue.org/Sostenibilidad/CADEP/Documents/DIRECTRICES%20SOSTENIBILIDAD%20CRUE%202012.pdf].

Expósito, E., Navarro, E., Thoilliez, B. y López, E. (2010). Determinants of child well-being: A perspective from students of education. Comunicación presentada en la European Conference on Educational Research (ECER), Helsinki, Finlandia.

Greenpeace. (2017). Plásticos en los océanos. Datos, comparativas e impactos. [Recuperado de http://archivo-es.greenpeace.org/espana/es/Trabajamos-en/Pararla-contaminacion/Plasticos/].

Heike, F. (2018). Educar en verde. Editorial Graó. Barcelona.

Márquez-Domínguez, Y., González-Herrera, A.I. y García-Mesa, Mª.E. (2017). La Educación Ambiental en la formación en valores. European Journal of Educational Studies, 12(3), 502-513.

Martín del Pozo, R. y Porlán, R. (1999). Tendencias en la formación inicial del profesorado sobre los contidos escolares. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, 35, 115-128.

Martínez, R.A. (2007). La investigación en la práctica educativa: Guía metodológica de investigación para el diagnóstico y avaliación en los centros docentes. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia.

Martínez, M. y Gorgorió, N. (2004). Concepcións sobre la ensinanza de la resta: un estudo en el ámbito de la formación permanente del profesorado. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 6 (1), 1-19.

Martínez Huerta, J. (2010). Viaje a la sostenibilidad. Una guía para la escola. Madrid: Catarata.

McMillan, J. y Schumager, S. (2005). Investigación educativa.Madrid: Pearson Addison Wesley.

Ministerio de Medio Ambiente. (1999). Libro Branco de la Educación Ambiental en España. Madrid: Ministerio de Medio Ambiente.

Moreno-Crespo, P. y Moreno-Fernández, O. (2015). Problemas socioambientais: concepcións del profesorado en formación inicial. Andamios, 12(29), 73-96.

Novo, M. (1998). Educación y medio ambiente. Madrid: UNED.

ONU (2015). Desenvolvemento Sostible: Antecedentes. [Recuperada de: http://www.un.org/es/ga/president/65/issues/sustdev.shtml].

ONU (2018). Agenda 2030 y los Obxectivos de Desenvolvemento Sostible. Una oportunidad para América Latina y el Caribe. Santiago: Publicaciones de las Nacións Unidas.

Pereira Cordido, J. M., Gutierrez Roger, X. y Rodríguez Rogina, A. (2000). Estratexia Galega de Educación Ambiental. Santiago: Xunta de Galicia.

Pérez- Jorge, D., Barragán-Medero, F. y Molina-Fernández, E. (2017). A Study of Educational Programmes that Promote Attitude Change and Values Education in Spain, Asian Social Science, 13(7), 112-130.

Saenz-Rico De Santiago, B., Benítez Satre, L., Neira, J. M., Sobrino Calleja, M. R. y D’angelo Menéndez, E. (2015). Perfiles profesionales de futuros maestros para el desenvolvemento sostible desde un modelo formativo centrado en el diseño de ambientes de aprendizaxe. Foro de Educación, 13(19), 141-163. [doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2015.013.019.007].

Solís-Espallargas, C. y Valderrama-Hernández, R. (2015). La educación para la sostenibilidad en la formación de profesorado. ¿Qué estamos haciendo” Foro de Educación, 13(19), 165-192. [doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2015.013.019.008].

UNESCO (2014). Conferencia Mundial de la UNESCO sobre la Educación para el Desenvolvemento Sostible. [Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002328/232888S.pdf].

Varela-Losada, M., Pérez-Rodríguez, U., Álvarez-Lires, F. J. y Álvarez-Lires, Mª. M. (2014). Desenvolvemento de competencias docentes a partir de metodologías participativas aplicadas a la educación ambiental. Formación Universitaria, 7(6).

Vilches, A. y Gil, D. (2007). La necesaria renovación de la formación del profesorado para una educación científica de calidad. Tecné, Episteme y Didaxis, 22, 67-85.

Vilches, A. y Gil, D. (2012). La educación para la sostenibilidad en la Universidad: el reto de la formación del profesorado. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 16 (2), 25-43.

Villaverde Doval, J. (2016). Educación Social e Educación Ambiental: Análise de propostas ambientais nas carreiras de montaña. AmbientalMENTEsustentable, 2(22), 35-47.