Contido principal do artigo

María del Pilar García Salmerón
Colégio Público Fuente del Oro, Cuenca, Espanha
Espanha
Vol. 23 (2019), Monografia. Municípios e educação, Páxinas 133-160
DOI: https://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.5883
Recibido: dez. 23, 2019 Publicado: dez. 23, 2019
Como Citar

Resumo

O propósito de modernização e de universalización do ensino primário em Espanha empreendido pelo Estado a começos do século XX exigia a construção de milhares de edifícios escolares. Até 1920 esta tarefa era de concorrência municipal, ainda que a generalizada penúria das arcas municipais não permitia a resolução do assunto. Durante a década dos anos vinte e trinta do século passado o Estado envolveu-se firmemente na construção de novas escolas, ainda que requereu a iniciativa e cooperação dos municípios. A análise das fórmulas de colaboração entre o Estado e os municípios espanhóis para conseguir o maior incremento de edifícios escolares conseguido até então dentro do sistema educativo espanhol constitui o conteúdo deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalles do artigo

Referências

Ajuntament de Barcelona, Les construccions escolars de Barcelona .Barcelona: Henrich, 1921.

Ajuntament de Barcelona, Les construccions escolars de Barcelona. Barcelona: Henrich, 1922, citado en Els alumnes de la República. Els Grups Escolars de l’Ajuntament de Barcelona, por Salvador Domènech i Domènech. Barcelona: Publicaciones de l’Abadia de Montserrat, 2008.

Cañellas, Celia y Toran, Rosa. Política escolar de l’Ajuntament de Barcelona, 1916-1936. Barcelona: Barcanova, 1982

García Salmerón, Mª del Pilar. Radiografía de las construcciones escolares públicas en España, 1922-1937. Madrid: Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2018.

Leal Ramos, León. La colaboración de la Caja Extremeña de Previsión Social en el fomento de construcciones escolares. Cáceres: Imprenta Moderna, 1929.

Llarena, J. “Boceto de información mundial pedagógica”, La Escuela Moderna, 246 (1912): 148 y 149, citado por Mª del Mar del Pozo Andrés, Urbanismo y educación. Política educativa y expansión escolar en Madrid (1900-1931). Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 1999.

Monés, Jordi:. “La educación en España”, en Historia de la Educación, edit. C. Atkinson y E.T. Maleska. Barcelona: Martínez Roca, 1966.

Núñez, Clara Eugenia. La fuente de la riqueza. Educación y desarrollo económico en la España contemporánea. Madrid: Alianza Universidad, 1992.

Fuentes documentales:

Fragmento del discurso pronunciado por el Delegado de Cultura del ayuntamiento barcelonés en el acto de inauguración de cinco grupos escolares. La Vanguardia (Barcelona), 22 de mayo de 1929.

Gaceta, 25 de febrero de 1934.

Gaceta 17 de diciembre de 1932 y 30 de diciembre de 1932.

Memoria Plan de Ordenación Escolar de Málaga, 1925. Archivo General de la Administración,

Ministerio de Educación, C. 31/ C.6237.

O.M. de 28/VII/34.

R.D. de 23/XI/1920.

R. D. de 23/XI/1920.

R.O. de 31/V/1921.

R.D. de 3/III/1922.