Formação interdisciplinar docente e os preceitos da Pedagogia da Autonomia
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2142Palabras clave:
formação docente, interdisciplinaridade, Pedagogia da AutonomiaResumen
A formação de professores que constituirão quadros das escolas da Educação Básica sublinha a necessidade de inserí-los em cenários diversificados onde os conhecimentos das diversas áreas devem se tocar para a apreensão crítica do real. Com isso, é emergencial a criação de projetos que construam um espaço para o desenvolvimento de atividades de estudos e de pesquisas com alunos das Licenciaturas junto às experiências docentes. Com base nos princípios da Pedagogia da Autonomia sugere-se, assim que a formação docente atente-se para o aprendizado interdisciplinar de tal forma que, pela dialogicidade, se garanta a processualidade formativa e reflexiva do professor.
Descargas
##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##
##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles## N/D
##plugins.generic.pfl.authorStatements##
Indexado: {$indexList}
-
##plugins.generic.pfl.indexedList##
- ##plugins.generic.pfl.academicSociety##
- N/D
- Editora:
- Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións
Citas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Ega, 1996.
GASSET, Ortega Y. A rebelião das massas. Edição Ridendo Castigat Mores, e-book,2002.
HUET, I. et al. Docência do Ensino Superior: partilha de boas práticas. Aveiro, Universidade de Aveiro, 2009.
LEITE, Carlinda (org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. 2010.
LÉVINAS, E. Totalidade e Infinito. Portugal, Edições 70, 1988.
NÓVOA, Antonio (org.). Profissão professor. 2ª ed. Porto, Editora do Porto, 2008.
PLATÃO. O Banquete. Editora. L&PM, 2009.
ROLDÃO, Maria do Céu. Estratégias de Ensino:o saber e o agir do professor. Fundação Manuel Leão, 2009.
VIEIRA, F. Reconfigurar a profissionalidade docente através de uma pedagogia da experiência. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.
ZABALZA, Miguel A. Competências docentes o professorado universitário. Calidade e desenvolvemento profisional. Universidade de Vigo, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en esta revista están bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional.
Los/as autores/as son los titulares de los derechos de explotación (copyright) de su trabajo, pero ceden el derecho de la primera publicación a la Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, la cual podrá publicar en cualquier lengua y soporte, divulgar y distribuir su contenido total o parcial por todos los medios tecnológicamente disponibles y a través de repositorios.
Se permite y anima a los/as autores/as a difundir los artículos aceptados para su publicación en los sitios web personales o institucionales, antes y después de su publicación, siempre que se indique claramente que el trabajo está en esta revista y se proporcionen los datos bibliográficos completos junto con el acceso al documento, preferiblemente mediante el DOI (en caso de que sea imprescindible utilizar un pdf, debe emplearse la versión final maquetada por la Revista). En el caso de artículos que provengan de estudios o proyectos financiados, esto se hará en los plazos y términos establecidos por la entidad o entidades financiadoras de la investigación publicada.