Stress e coping académico: Contributos para a adaptação da escala MMC
DOI:
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2426Palabras clave:
Stress e Coping, Stress Académico, Estudo Qualitativo, Adaptação de EscalaResumen
Este estudo enquadra-se na investigação do coping perante dificuldades associadas ao quotidiano escolar. Utilizando entrevistas a 30 alunos, o estudo (1) identificou as principais situações geradoras de stress, reconhecendo a importância relativa do stress académico na vida dos alunos, e (2) analisou a validade cultural para o contexto português das situações stressantes usadas na escala Multidimensional Measure of Coping (MMC), avaliando as perceções dos alunos quanto ao nível de stress induzido e controlo percebido relativamente a essas situações. Os resultados confirmaram a importância da escola enquanto fonte significativa de stress, e a adequação da MMC ao contexto português.
Descargas
##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##
##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles## N/D
##plugins.generic.pfl.authorStatements##
Indexado: {$indexList}
-
##plugins.generic.pfl.indexedList##
- ##plugins.generic.pfl.academicSociety##
- N/D
- Editora:
- Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións
Citas
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2), 77-101.
Caires, S., & Silva, C. (2011). Fatores de stresse e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(3), 295-306.
Cohen, J. (1960). A Coefficient of Agreement for Nominal Scales. Educational and Psychological Measurement, 20(1), 37-46.
Lazarus, R. S. (1985). Puzzles in the study of daily hassles. Journal of Behavioral Medicine, 7, 375-389.
Lemos, M. S. (2002). Social and emotional processes in the classroom setting: a goal approach. Anxiety, Stress, and Coping: An International Journal, 15(4), 383-400.
Mertens, D. M. (2010). Research and evaluation in education and psychology: Integrating diversity with quantitative, qualitative, and mixed methods. LA: Sage.
Rowlison, R. T, & Felner, R. D. (1988). Major life events, hassles, and adaptation in adolescence: Confounding of conceptualization and measurement of life stress and adjustment revisited. Journal of Personality and Social Psychology, 55, 432-444.
Skinner, E., Pitzer, J., & Steele, J. (2013). Coping as Part of Motivational Resilience in School: A Multidimensional Measure of Families, Allocations, and Profiles of Academic Coping. Educational and Psychological Measurement, 73(5), 803-835.
Sousa, V. (2016). O coping académico em estudantes de 2º e 3º ciclos: adaptação portuguesa da Medida Multidimencional de Coping. Dissertação de Mestrado não publicada. FPCEUP
Spirito, A., Stark, L. J., Grace, N., & Stamoulis, D. (1991). Common Problems and Coping Strategies Reported in Childhood and Early Adolescence. Journal of Youth and Adolescence, 20(5), 531-544.
Stark, L. J., Spirito, A., Williams, C., & Guevremont, D. (1989). Common problems and coping strategies I. Findings with normal adolescents. Journal of Abnormal Child Psychology 17: 203-212.
Willis, G. B. (2005). Cognitive interviewing: a tool for improving questionnaire design. LA: Sage.
Wolchik, S. A., & Sandler, I. N. (Eds.) (1997). Handbook of children’s coping: Linking theory and intervention. New York: Plenum.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en esta revista están bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional.
Los/as autores/as son los titulares de los derechos de explotación (copyright) de su trabajo, pero ceden el derecho de la primera publicación a la Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, la cual podrá publicar en cualquier lengua y soporte, divulgar y distribuir su contenido total o parcial por todos los medios tecnológicamente disponibles y a través de repositorios.
Se permite y anima a los/as autores/as a difundir los artículos aceptados para su publicación en los sitios web personales o institucionales, antes y después de su publicación, siempre que se indique claramente que el trabajo está en esta revista y se proporcionen los datos bibliográficos completos junto con el acceso al documento, preferiblemente mediante el DOI (en caso de que sea imprescindible utilizar un pdf, debe emplearse la versión final maquetada por la Revista). En el caso de artículos que provengan de estudios o proyectos financiados, esto se hará en los plazos y términos establecidos por la entidad o entidades financiadoras de la investigación publicada.