Sustentabilidade e cooperação para o desenvolvimento em livros didáticos da Galiza e da República Dominicana
Contido principal do artigo
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma das metodologias de estudo -e resultados iniciais- sobre a qual o projeto de pesquisa “Cultura de sustentabilidade e cooperação para o desenvolvimento: realidade e perspectivas educacionais na Galiza e na República Dominicana (PR815 A 2014-17, Call) 2014 de Subsídios à Investigação para o Desenvolvimento da Direcção-Geral de Relações Externas da Xunta de Galicia). O projecto pretende analisar o discurso sobre a cultura da sustentabilidade e da cooperação para o desenvolvimento integrado nos manuais correspondentes ao nível de bacharelato na Galiza, seleccionando 8 manuais, quatro da área das Ciências Sociais e outros quatro das Ciências Naturais e Exactas, em ambos territórios. O livro didático é entendido como uma ferramenta básica na orientação da prática docente e dos conteúdos veiculados, partindo do fato de que toda seleção e abordagem é uma postura ideológica em relação ao tipo de pessoas que queremos formar e para quais sociedades. O instrumento de análise é apresentado a seguir e reflete-se em torno das suas possibilidades de aplicação, tomando como exemplo de estudo o livro de Biologia e Geologia do 1º do Bacharelado da Galiza e outro de Biologia, do 3º médio, da República Dominicana.
Palavras-chave:
Downloads
Detalles do artigo
Referências
AA.VV. (s.f.). Educación para el desarrollo y la ciudadanía global. Madrid: ONGD InteRed.
CASTRO, E.; DOMINICI, G. (2012). Biología 3. Educación Media.
CELORIO, J. (2014). Educación na e para a transición emancipadora. En Revista Galega de educación, nº 58, 16-20.
ECOLOGISTAS EN ACCIÓN (2006). El curriculum oculto antiecológico en los libros de texto. Madrid: Ecologistas en Acción.
FERRER, N.; GARCÍA VICENTE, M.; MEDINA, M. (2008). Bioloxía e Xeoloxía 1ª Bacharelato. Vigo: Edicións Xerais.
GONZÁLEZ, E. (2005). Educaçao Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget.
GUDYNAS, E. (2002). Ecología, economía y ética del desarrollo sustentable. Buenos Aires/Montevideo: CTERA/CLAES.
GUTIÉRREZ, E. y GONZÁLEZ, É. (2010).De las teorías del desarrollo al desarrollo sostenible. México: Siglo XXI.
MARTÍNEZ BONAFÉ, J. (1992). ¿Cómo analizar los materiales?, Cuadernos de Pedagogía, 203,14-18.
NUSCHELER, F (1996). Lern und Arbeitsbuch Entwicklungspolitik. Bonn: Dietz.
PNUD (2011) Informe de desarrollo humano 2011. Sostenibilidad y equidad: Un mejor futuro para todos. México: Ediciones Mundi-Prensa. Documento electrónico, consultado el 20 de junio de 2015 en: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2011_es_complete.pdf
Santo Domingo: Ministerio de Educación República Dominicana, Santillana.
SERRA, P. e OLIVEIRA, M. (2005), La creatividad, el pensamiento crítico y los textos de ciencias, Tarbiya: Revista de investigación e innovación educativa, 36, 59-80.
SILVA, H. da. e BOVELONI, D. (2009), Los temas “Cambios climáticos” y “calentamiento global” en los libros de texto. La falta de la mirada geológica, Enseñanza de las ciencias de la tierra: Revista de la Asociación Española para la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, vol. 17, 2, 190-195.
VARGAS, G. (2002). Prácticas educativas y procesos de desarrollo en los Andes. Estudio etnográfico de la comunidad Quechua de Aramasí-Provincia Tapacarí Bolivia. Universidad de Santiago de Compostela: Tesis Doctoral.