Contido principal do artigo

Viviana Román
(IIEP BAIRES – UBA – CONICET - CEEED – Facultad de Ciencias Económicas – UBA/UNTREF)
Argentina
Vol. 3 N.º 1 (2013), Monográfico. Integração sociolaboral, Páxinas 133-148
DOI: https://doi.org/10.17979/relaso.2013.3.1.1216
Recibido: jul. 20, 2015 Publicado: dez. 29, 2013
Como Citar

Resumo

O setor editorial da Argentina tem suas origens no final do século XIX e princípios do século XX; A essa época se remonta a fundação de algumas editoras que se desenvolveram com particularidades ao longo do século XX. A partir das últimas décadas desse século a indústria editorial argentina transitou por um processo de concentração e de extranjerização. Desde então, o sector apresentou uma coexistência de grandes grupos empresariais e um conjunto heterogéneo de pequenas e médias empresas. Dentro destas últimas há algumas que contam com uma importante tradição no mercado editorial, e outras que surgiram nos últimos vinte ou trinta anos. Neste sentido, as estratégias empresariais que estas PME editoras aplicaram face ao cenário acima descrito, a sua relação com as câmaras empresariais do sector e a sua capacidade de gerar emprego, tanto de profissionais como de técnicos e de trabalhadores não qualificados constituem elementos de análise fundamentais. Em conformidade com o acima exposto, este trabalho tem como objectivo o estudo em perspectiva histórica da acção das pequenas e médias empresas do sector, das diferentes estratégias que têm posto em prática face à situação descrita e do seu papel como dinamizadoras do emprego no sector editorial da Argentina. Foram consultadas publicações institucionais e periódicas, estatísticas, entrevistas a informantes chave que desenvolvem sua atividade profissional e empresarial dentro do setor, e análises de pesquisadores sobre o tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##

Detalles do artigo

Referências

Aguado, Amelia (2006) “La consolidación del mercado interno”. En de Diego, José Luis (dir.). Editores y políticas editoriales en Argentina (1880-2000). Buenos Aires/ México: Fondo de Cultura Económica. 125-162.

Borello, José Antonio; Agoff, Sergio y Carmona, Rodrigo (2001). Las cámaras empresariales industriales en el conurbano bonaerense: caracterización preliminar y presentación de una metodología de investigación-acción. Buenos Aires: Instituto del Conurbano, Instituto de Industria, Programa de Desarrollo Local, Universidad Nacional de General Sarmiento.

Botto, Malena 1990-2000 (2006) “La concentración y la polarización de la industria editorial”. En de Diego, José Luis (dir.). Editores y políticas editoriales en Argentina 1880-2000. Buenos Aires / México: Fondo de Cultura Económica. 209-249.

Bourdieu, Pierre (2006). Intelectuales, política y poder. Buenos Aires: Eudeba.

Bouzas, Roberto (2004) “La Argentina y la economía internacional”. En Novaro, Marcos y Palermo, Vicente (comps.). La historia reciente. Buenos Aires: Edhasa. 155-167.

Carmona, Rodrigo y Borello, José Antonio (2002) Análisis comparado y evaluación de cámaras empresariales industriales en la Región Metropolitana de Buenos Aires. Buenos Aires: Instituto de Industria / Instituto del Conurbano / CONICET Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS).

Chartier, Roger (2005). El orden de los libros. España: Gedisa.

Chosco Díaz, Cecilia y Volguein, Sabrina (2010) Reflexión sobre el rol de las cámaras empresariales en la actualidad. Un análisis desde la perspectiva del actor. Buenos Aires: Foro Regional RedMuni/ UNGS.

Donato, Vicente (2007). La coyuntura de las PyME industriales. Buenos Aires: Fundación Observatorio PyME.

Federico, Juan y Kantis, Hugo (2007). Los determinantes del surgimiento de nuevas empresas altamente dinámicas. Una comparación Internacional. Buenos Aires: LITTEC / Instituto de Industria / UNGS.

Fernández Moya, María (2011) “La promesa del gran mercado del libro. Un siglo de editoriales españolas en Argentina (1908-2008)”. En La Historia Económica y de la Empresa en América Latina, Revista de la Economía y de la Empresa. España: BBVA. 205-238.

Forni, Floreal, Gallart, María Antonia y Vasilachis de Gialdino, Irene (1993). Métodos Cualitativos II. La práctica de la investigación. Buenos Aires: CEAL.

Gatto, Francisco y Yoguel, Gabriel (1993). “Las pymes argentinas en una etapa de transición productiva y tecnológica”. En Kosacoff, Bernardo (coord.). El desafío de la competitividad. Buenos Aires: CEPAL / Alianza Editorial. 183-245.

Getino, Octavio (1995). Las industrias culturales en la Argentina. Buenos Aires: Colihue.

Horkheimer, Max y Adorno, Theodor W. (1969). Dialéctica del iluminismo. Buenos Aires: Editorial Sudamericana.

Informe Centro de Estudios para la Producción (CEP) (2005). “La industria del libro en Argentina”. Buenos Aires: Ministerio de Economía.

Kantis, Hugo, Angelelli, Pablo y Francisco Gatto (2000). Nuevos emprendimientos y emprendedores en Argentina: ¿de qué depende su creación y supervivencia? Buenos Aires: UNGS.

Martín-Barbero, Jesús (1998). De los medios a las mediaciones. Colombia: Convenio Andrés Bello / Editorial Gustavo Gili.

SINCA (2010). “Valor y símbolo. Dos Siglos de Industrias Culturales en Argentina”. Buenos Aires: Secretaría de Cultura. Presidencia de la Nación.

SINCA (2007). “Notas sobre Industrias Culturales (IC)”. Buenos Aires: Secretaría de Cultura. Presidencia de la Nación.

Porter, Michael (2008). “On Competition”. En Harvard Business Review. Versión electrónica.

Puente, Stella (2007). Industrias Culturales. Buenos Aires: Prometeo.

Rey, Germán (2009). Industrias culturales, creatividad y desarrollo. España: AECID.

Saítta, Sylvia (2004). “La narrativa argentina entre la innovación y el mercado (1983-2003)”. En Novaro, Marcos y Palermo, Vicente (comps.). La historia reciente. Buenos Aires: Edhasa. 239-269.

Oliver, Paloma (2012). “Empleo en las Industrias Culturales”. En Indicadores Culturales 2011. Buenos Aires: EDUNTREF. 55-58.

Szarka, Josep (1998). “Las Redes y la pequeña empresa”. En Desarrollo y gestión de pymes. Aportes para un debate necesario. Buenos Aires: Instituto de Industria – UNGS.

Vidal Olivares, Javier (2011). “Sirviendo a las empresas en el mercado internacional. Las cámaras españolas de comercio en Argentina y México (1888-1936)”. En La Historia Económica y de la Empresa en América Latina, Revista de la Economía y de la Empresa. España: BBVA. 241-260.